sexta-feira, 28 de maio de 2010

XIV. Conflitos de interesse e diversidade dos pontos de vista

Conflitos de interesse e diversidade dos pontos de vista

O ciberespaço democratiza a informação porque cada pessoa conectada à rede pode construir e partilhar sem ser restringida. Porém, os Estados fazem prevalecer suas indústrias e sua cultura por interesses próprios e censuram aqueles que podem intervir. Mas, os produtos da comunicação e dos programas devem dar suporte digital ao seu comercio, pois assim serão mais eficientes com o uso dos saberes de cada individuo distribuído por todos os lugares.

Abertura do devir tecnológico

Qual a tendência que a tecnologia irá seguir é uma questão de difícil resposta. É impossível para alguém que conhece bastante técnicas possa dominar os fatores que contribuem para a evolução da cultura digital porque sempre irá existir algo novo em qualquer lugar do mundo.

O ponto de vista dos comerciantes e o advento do mercado absoluto

O mercado deve se juntar ao ciberespaço para gerar mais renda em seus negócios, pois os usuários poderão ter acesso aos seus produtos de maneira mais fácil. Então, esses produtores devem dominar a tecnologia como instrumento de prestação de serviços e ferramenta que dará pontos positivos em sua economia.

O ponto de vista das mídias: Como fazer sensacionalismo com a net?

A televisão e a imprensa dita o que será divulgado pelo o que o público se interessa, então apelam para o sensacionalismo falando que o ciberespaço é um meio para o terrorismo, a máfia, pedofilia e outras formas de crime. Mas, isso também pode ocorrer em outros meios de comunicação. Contudo, o ciberespaço permite que sejam difundidas várias versões dos fatos sem sofrer interferência da mídia clássica. Por isso, existem conflitos entre esses meios de propagação da informação.

O ponto de vista do “Bem público”: A favor da inteligência coletiva

Qualquer expressão sobre a internet acaba estendendo-a cada vez mais, levando a um questionamento de resposta indefinível sobre o seu futuro. De qualquer maneira todos devem participar para desenvolver uma economia mais valorizada, políticas com abordagem mais participativa, e criação coletiva da cultura. Esses são os ideais da inteligência coletiva para disseminação de conhecimento e uma qualidade de vida melhor para o público.

2 comentários: