sexta-feira, 28 de maio de 2010

XV. Crítica da Substituição

PROBLEMAS

Este capítulo do livro cibercultura dedica-se à desconstrução dos mitos criados pelos críticos da rede e mostrar como a internet é capaz de democrati-zar o acesso a informação.

CRITICA DA SUBSTITUIÇÃO

Com o surgimento da internet, crescimento das telecomunicações e tele presenças muitos críticos passaram a argumentar equivocadamente que o fe-nômeno da cibercultura fez com que as pessoas substituem-se o real pelo vir-tual.
Para eles essas novas formas de se comunicar estariam substituindo as antigas e tradicionais comunicação entre as pessoas.

Esta é uma visão equivocada, pois o movimento da cibercultura faz e-mergir novas oportunidades de interação entre as pessoas oferecendo desen-volvimento. Dentre elas podemos citar tecnologia que visa facilitar a vida do utilizador: portadores de deficiência atualmente conseguem resolver problemas difíceis de ser resolvido por causa das suas limitações.

SUBSTITUIÇÃO OU COMPLEXIFICAÇÃO

Uma das idéias mais erradas que é criada por muitos críticos, publico culto, políticos e pessoas que tem um tempo de vida mais longo é que o cres-cimento da comunicação pelo ciberespaço venha substituir o contato humano direto.

Substituição do mundo real pelo virtual, o antigo pelo novo e do natural pelo técnico.

Mas uma analise feita mostram que o surgimento de novos modos de comunicação e de expressão não substitui completamente as anteriores. O surgimento da escrita não fez que as pessoas falam-se menos, pelo contrario aprimorou e intensificou mais ainda o necessário do ser humano de se comuni-car oralmente.

A invenção da fotografia e do cinema também não substituiu a pintura e teatro respectivamente, apenas trouxe novos ambiente de interação. As pesso-as não deixaram de apreciar uma pintura por existir a fotografia e nem assistir uma boa peça de teatro só por que existe o cinema.

CRESCIMENTO PARALELO DAS TELECOMUNICAÇÕES E DO TRANSPORTE

O desenvolvimento da telefonia levou uma diminuição dos contatos face a face e uma recessão dos transportes? Claro que não, com o desenvolvimen-to de ambos quanto mais telefones eram instalados mais crescia o trafego ur-bano.

A explicação sobre o crescimento simultâneo dos instrumentos de tele-comunicação e de transporte se deve da necessidade das pessoas que mais recebe e fazem mais chamadas telefônicas são também aquelas que viajam mais.

O fato da maioria das pessoas utilizarem mostra os quantos à telecomu-nicação e deslocamentos físicos estão unidos.

A imagem de um homem terminal onde se relaciona apenas através de uma tela de computador não é mais do que um fantasma criado pela falta de conhecimento sobre os fenômenos em andamento de desterritorialização, uni-versalização e de aumento geral das relações e contatos de todos os tipos.

AUMENTO DOS UNIVERSOS DE ESCOLHA: A ASCENSÃO DO VIR-TUAL PROVOCA A DO ATUAL.

Na esfera cultural examinemos o caso que ocorre onde temia que com a criação dos museus virtuais número de visitantes de museus reais diminui-se, mas examinando a historia chegou-se a conclusão que quanto mais realizada a multiplicação de revistas, livros de arte, catálogos de museus mais o interesse das pessoas em visitar estes locais.

Segundo Pierre Lévy poderia resumir a tendência histórica da seguinte forma: Quanto mais as informações se acumulam, circulam e proliferam, me-lhor são exploradas (ascensão do atual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário